Sustentabilidade na construção civil: entenda a importância e como aplicar

A sustentabilidade na indústria da construção está se tornando cada vez mais crucial em todas as empresas do setor. A geração significativa de resíduos e entulho nos locais de construção, juntamente com as atividades prejudiciais de extração de matérias-primas e o alto consumo de energia elétrica, representam um desafio na redução dos impactos causados pelas construções.

A seguir, descubra o verdadeiro papel da sustentabilidade na indústria da construção e conheça as vantagens e principais práticas que você deve adotar para enfrentar os desafios socioambientais do setor!

A importância da sustentabilidade na indústria da construção

A sustentabilidade na indústria da construção visa garantir que ações sejam tomadas antes, durante e após as construções para reduzir os impactos ambientais, aumentar a viabilidade econômica e proporcionar uma boa qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.

Práticas como reutilização de materiais, busca por alternativas na exploração de recursos naturais e adoção de novas formas de geração e economia de energia ajudam a diminuir os impactos das construções no meio ambiente. Além disso, desempenham um papel fundamental na viabilidade econômica dos processos.

Portanto, se hoje existe uma preocupação crescente com a sustentabilidade em todos os setores da sociedade, o setor da construção não pode ser diferente.

A indústria da construção consome muitos recursos naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos. De acordo com um representante da Bild Desenvolvimento Imobiliário, incorporadora e construtora, cada trabalhador em um canteiro de obras gera aproximadamente 51,74 gramas de resíduos por dia, totalizando cerca de 9 kg de resíduos diários quando consideramos mais de 170 colaboradores.

Além das questões éticas e ambientais, a sustentabilidade é uma demanda crescente por parte dos clientes finais. Grande parte da sociedade está mudando seus hábitos prejudiciais ao meio ambiente, e isso gera a necessidade de construções mais sustentáveis.

Vantagens da sustentabilidade na indústria da construção

Ao abranger o consumo consciente de matérias-primas, o reaproveitamento de resíduos e a minimização do desperdício, o conceito de sustentabilidade na indústria da construção oferece uma série de vantagens aos empreendedores. Entre os principais benefícios da sustentabilidade na indústria da construção, destacam-se:

  • Redução de custos por meio da otimização dos processos;
  • Incentivos fiscais cada vez mais comuns para práticas sustentáveis no setor da construção;
  • Maior conforto para os proprietários, garantido por práticas arquitetônicas sustentáveis relacionadas ao controle térmico, de luz e outros fatores ambientais;
  • Apelo visual e conforto aprimorados pelos mesmos fatores;
  • Argumento de venda mais forte, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo.

1. Aposte no conceito de Green Buildings

Definido como edifício verde ou construção sustentável, o Green Building é um espaço que deve utilizar processos de sustentabilidade na construção civil em toda a sua concepção, construção, operação e até eventual demolição, gerando benefícios econômicos, ambientais e à saúde.

2. Realize o gerenciamento adequado dos resíduos

A fim de diminuir os impactos produzidos durante a realização de uma obra, qualquer gestor preocupado com a sustentabilidade na construção civil deve garantir um gerenciamento eficiente de resíduos.

3. Invista em novas tecnologias

O gerenciamento correto do canteiro e das etapas de uma obra pode ser otimizado com o auxílio de softwares. Eles contribuem de maneira a economizar energia e recursos, já que com eles tudo pode ser feito da maneira mais eficiente e produtiva possível, sem desperdícios e retrabalhos.

4. Certifique a construtora sobre as normas reguladoras

As empresas que aderem a um padrão de excelência capaz de atestar a máxima qualidade de suas atividades, podem se submeter à diferentes processos de certificação, que avaliam o seu desempenho sustentável com base em normas específicas para cada setor.

5. Evite o consumo excessivo de energia

Diminuir o consumo de energia é indispensável para a redução de danos ao meio ambiente. Sendo assim, ainda na fase de planejamento, é fundamental considerar as práticas simples para a sustentabilidade na construção civil, como o uso de recursos para iluminação e ventilação naturais.

Construir de maneira sustentável é também um meio de oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas que utilizarão as edificações. Já que boa parte delas se preocupa com o meio ambiente e saber que sua edificação foi construída e pensada para ser o mais sustentável possível trará uma maior satisfação destes clientes.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookeis para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda!?
Oi! Tem alguém da SETEF Online para lhe atender agora!