Por que escolher o reforço estrutural com fibra de carbono?

O reforço estrutural visa fortalecer as estruturas de concreto ao ampliar a resistência das peças. Esse método é recomendado quando edifícios antigos ou novos enfrentam sobrecargas não planejadas ou passarão por intervenções, como reformas, que podem enfraquecer sua estrutura original.

Imagine um prédio comercial adaptado para um arquivo, uma ala hospitalar recebendo novos equipamentos de grande porte ou um shopping abrindo novas janelas ou exaustores para restaurantes.

Tradicionalmente, o reforço com chapas de aço foi a escolha comum. Contudo, ano após ano, essa técnica vem sendo substituída por uma alternativa tecnológica: o reforço estrutural com fibra de carbono.

Confira cinco razões para essa mudança:

Eficiência na aplicação e redução no tempo da obra

As fibras de carbono atingem 100% da sua resistência em apenas 7 dias, ao passo que o concreto demanda 30 dias. Isso reduz entre 60% e 70% do tempo de uma obra, proporcionando maior agilidade na execução.

Praticidade

A aplicação das fibras de carbono é mais prática, com aderência ao elemento estrutural por meio de resina epoxídica. Após 24 horas, a resistência permite a aplicação de diversos materiais (argamassas, rebocos, gessos, etc).

Durabilidade superior

A fibra de carbono possui baixo coeficiente de dilatação e alta rigidez, resistindo a ataques químicos sem ser afetada por corrosão, como o aço.

Baixa densidade

Devido à sua baixa densidade, a fibra de carbono não aumenta a sobrecarga. Por isso, é ideal para áreas onde não se permite alteração no espaço arquitetônico, como garagens e locais com portas e janelas.

Resistência elevada

Essas fibras apresentam elevada resistência à tração e alto módulo de deformação, superando as propriedades de alguns aços mais avançados. Isso confere certa elasticidade à construção, resistindo a impactos mais intensos sem danos estruturais.

Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookeis para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda!?
Oi! Tem alguém da SETEF Online para lhe atender agora!