Alvenaria de Vedação – Como minimizar problemas

As tecnologias construtivas passaram por inúmeras mudanças ao longo dos anos. Os primeiros tipos eram simples e visavam apenas a proteção das pessoas. Com o passar do tempo, a construção civil foi ganhando força e novas estruturas. Por isso, hoje em dia, é possível encontrar edificações que superam os limites da imaginação.

A atuação de um engenheiro civil é muito importante nessas horas. O profissional deve utilizar o que há de mais moderno, sempre buscando a segurança dos futuros usuários e a qualidade da obra. São vários os conceitos que não podem ser deixados de lado, e o de alvenaria de vedação, com certeza é um deles.

Muitos ainda não conhecem todas as características dessa metodologia construtiva e, por isso, podem não alcançar os objetivos que desejam. O uso incorreto de materiais causa sérias consequências, como o aparecimento de fissuras. Com isso, é preciso ficar atento para tomar decisões que não estourem o orçamento e, ao mesmo tempo, garantam a excelência da obra.

Mas, o que é alvenaria de vedação?

É um sistema de construção em que os blocos têm a função de fechar uma estrutura e fazer a divisão entre os cômodos. Nesse tipo de estrutura, as paredes suportam apenas o próprio peso e as cargas das janelas e portas instaladas. Dessa forma, as vigas e lajes ficam responsáveis por suportar as solicitações verticais e horizontais, direcionando-as para a fundação.

Nesse tipo de construção, as paredes formam um elemento rígido, devido à altura. Ao mesmo tempo, apresentam grande fragilidade, por terem baixa capacidade de deformação e de absorção dos esforços de tração.

Outra questão muito importante está relacionada ao isolamento térmico e acústico. Os moradores de uma residência precisam de conforto e comodidade, certo? Mas o uso de técnicas e materiais inapropriados coloca em risco a performance da alvenaria de vedação.

Hoje em dia, a NBR 15.575 (Edificações Habitacionais — Desempenho) determina os parâmetros mínimos para realização de obras com alvenaria de vedação. Assim, os materiais utilizados nessas situações devem atender aos requisitos estipulados. São eles:

  • Blocos cerâmicos;
  • Blocos de cimento;
  • Argamassa.

Como evitar problemas?

Assim como nas outras práticas de construções, existem certos cuidados que não podem ser esquecidos. As vedações demandam algum grau de flexibilidade para acompanhar as deformações das lajes e vigas. Quando isso não acontece, elas se opõem ao movimento e funcionam como elementos de contraventamento. É aí que aparecem as trincas e as fissuras, os problemas mais comuns nesse caso.

É por esse motivo que a argamassa de assentamento tem papel fundamental. Ela é utilizada para conferir resiliência e articular toda a estrutura formada pelos blocos. Assim, atinge-se a deformabilidade necessária, sem que o comportamento da edificação seja modificado.

Infelizmente, a alvenaria de vedação não oferece opções de dimensionamento, pois há um elevado grau de complexidade para o comportamento das paredes, o que dificulta a sua compreensão.

Na maioria dos casos, a execução da alvenaria de vedação segue a experiência da equipe do canteiro, situação que abre brecha para falhas e problemas. A falta de conhecimento por parte dos trabalhadores pode, inclusive, colocar o sucesso da obra em risco. Essa é uma questão que os construtores devem tratar com cuidado.

Atualmente, existem várias opções para quem deseja melhorar a performance de uma parede de vedação. Você pode, por exemplo, utilizar uma pequena treliça plana galvanizada!

Essa armadura pré-fabricada é aplicada na argamassa horizontalmente, unindo os blocos e proporcionando mais resistência e segurança, o que pode minimizar o surgimento de fissuras. Com a utilização desse material, as atividades também se tornam mais ágeis e o cumprimento do prazo de entrega fica mais acessível.

Ao conhecer a alvenaria de vedação, você está pronto para exercer um trabalho de qualidade, que considera a segurança dos operários e dos usuários da estrutura.

Em pleno século 21, não é mais admissível utilizar técnicas obsoletas, sem parâmetros numéricos e sistêmicos. Todos os tipos de alvenaria devem ser tratados com um elevado padrão de projeto e execução e, claro, a partir do uso correto de materiais.

Faça um controle rígido na execução das alvenarias e evite o retrabalho e o desperdício em sua gestão. Esses pontos ajudam na preservação do meio ambiente e reduzem as despesas financeiras. Nós, da SETEF, estamos sempre prontos para oferecer serviços completos quando o assunto é construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site usa cookeis para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Falar no WhatsApp
Precisa de ajuda!?
Oi! Tem alguém da SETEF Online para lhe atender agora!